-->

07/02/2011

Autismo - A vida real na sétima arte.




Esta semana estava verificando meus e-mails, quando li um que parecia ser vírus e tinha um link indicando o vídeo do Youtube. O título do e-mail era "A cena real que entrou no filme".

Confesso que a princípio fiquei intrigado com este título e, como não sou bobo, não cliquei de imediato no link: copiei o atalho e abri em outra janela do Explorer, o qual fui direcionado  para o Youtube. Assisti ao vídeo e continuei não entendendo, portanto pesquisei um pouco mais e descobri algo muito interessante. Este filme foi rodado em 1972 no interior dos EUA, o diretor do filme fez uma parada num posto de gasolina onde seria gravada uma cena entre  os vários atores e o proprietário do posto, que residia no local com esposa e filho. O garoto, que é autista, não estava nos planos para gravação do filme. Mas, logo depois, o que se vê:  a alegria do pai curtindo o duelo dos instrumentos, a felicidade da esposa captada na janela da casa, a reação  de um autista quando o ator  quis cumprimentá-lo.

A cena se daria somente com os atores abastecendo o carro neste posto de gasolina, e, sem nenhum planejamento, aconteceu a cena mais marcante que o diretor teve a felicidade de encaixar no filme.

Num dos cortes para refazer a cena do abastecimento, um dos atores que, sendo músico, percebeu a presença do garoto que dedilhava um banjo na varanda da casa, aproximou e começou a repetir a seqüência musical do garoto. Como houve uma resposta musical por parte do garoto, o diretor captou a importância da cena e mandou filmar. O restante final,  só vendo mesmo no  vídeo.

Mas fiquem atentos a alguns detalhes: 

Vale a pena o duelo, a beleza do momento e, mais que tudo, a alegria do garoto e a sua expressão. No início ele está distante, mas, à medida que toca o seu banjo, ele cresce com a música e vai deixando-se levar por ela, até transformar a sua expressão num sorriso contagiante, transmitindo a todos a sua alegria. A alegria de um autista, que é resgatada por alguns momentos, graças a um violão forasteiro.

O garoto brilha, cresce e exibe o sorriso preso nas dobras da sua deficiência, que a magia da música traz à superfície. Depois, ele volta para dentro de si, deixando a sua parcela de beleza eternizada "por acaso" no filme "Amargo Pesadelo”.




Bom, espero que tenham gostado. Quanto ao filme, vou ser sincero pra vocês. Eu não vi. Quem sabe numa próxima...

Sinopse Original

Quatro amigos resolvem descer as perigosas corredeiras do Cahulawassee River, antes de sua inundação para formar uma represa, apesar das advertências dos moradores sobre os perigos da correnteza. Envolvidos com as belezas naturais daquelas florestas, deixam-se levar pela emoção, mas dois montanheses começam a persegui-los e aterrorizá-los. 

 
Elenco:  Jon Voight, Burt Reynolds, Ned Beatty, Rommy Cox, Ed Ramey, Billy Redden, Seamon Glass. 

Principais prêmios:
- Oscar 1973 - Indicado nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor edição; 
- Bafta 1973 - Indicado nas categorias de melhor fotografia, melhor edição e melhor trilha sonora;
- Globo de Ouro 1973 - Indicado nas categorias de melhor filme de drama, melhor diretor, melhor ator - drama (Jon Voight), melhor trilha sonora e melhor roteiro.

Um comentário:

Lohan disse...

Um barato esse vídeo, Robinho. To curioso pra ver esse filme agora.
Abraços!