Desenvolvendo uma Monografia
Aprovado o Plano da Monografia, o aluno deve iniciar o seu desenvolvimento, sempre com a orientação do seu tutor e com cuidado, principalmente no que diz respeito ao cumprimento dos prazos estabelecidos pela instituição.
O desenvolvimento da Monografia consiste na fundamentação lógica de um tema original cuja finalidade é expor, explicar, demonstrar as suas principais ideias, com objetividade, clareza e impessoalidade. De acordo com o tema, o desenvolvimento poderá ser dividido em partes (capítulos) conforme permite o assunto. O texto da monografia deve ter no mínimo 40 páginas e no máximo 65 páginas (somente na dissertação do tema, não contando capa, folha de rosto, etc), na formatação estipulada de acordo com as normas da ABNT.
1 - Estrutura de uma Monografia
Não existe uma divisão padronizada para a apresentação de uma monografia. No entanto, cabe ao aluno durante a construção de sua monografia definir o formato que mais resume as ideias pesquisadas. Por fim, sugere-se ao aluno pesquisador que organize a apresentação do conteúdo no menor número possível de partes e ainda, subdivida cada parte no menor número de elementos possível, evitando assim muitos títulos e pouco conteúdo. Segue abaixo um modelo básico de estrutura de Monografia.
1.1 - Elementos Pré-Textuais: São os elementos que antecedem o texto próprio da Monografia e constituem-se dos seguintes elementos: Capa;Folha de rosto;Folha de aprovação;Folha de dedicatória (opcional);Folha de agradecimento (opcional);Folha de epígrafe (opcional);Lista de Ilustrações (opcional);Lista de abreviaturas e siglas (opcional);Resumo na língua pátria;Folha de sumário
1.2 - Elementos Textuais: É o próprio texto da Monografia e é formado pela Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Abaixo estão algumas orientações sobre como estruturar uma Monografia.
1.1 - Elementos Pré-Textuais: São os elementos que antecedem o texto próprio da Monografia e constituem-se dos seguintes elementos: Capa;Folha de rosto;Folha de aprovação;Folha de dedicatória (opcional);Folha de agradecimento (opcional);Folha de epígrafe (opcional);Lista de Ilustrações (opcional);Lista de abreviaturas e siglas (opcional);Resumo na língua pátria;Folha de sumário
1.2 - Elementos Textuais: É o próprio texto da Monografia e é formado pela Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Abaixo estão algumas orientações sobre como estruturar uma Monografia.
- Introdução: Nesta parte da monografia deve ser definido de forma clara os seguintes pontos:
- Exposição do assunto: é a descrição do tema a ser tratado e a suacontextualização.
- Problema de pesquisa: descrição do problema de pesquisa (ver orientaçõesdadas para o desenvolvimento do Plano de Monografia).
- Justificativa para escolha do tema: explicar as razões de ordem teórica e os motivos de ordem prática que levaram o autor do trabalho a estudar tal tema específico e não outro qualquer, ou que torna importante a realização do mesmo. Portanto, deve-se mostrar a importância e a relevância do estudo deste tema para a ciência, para a sociedade e para o próprio autor do trabalho. Deve-se mostrar também qual a contribuição que o estudo realizadopretende proporcionar.
- Objetivos geral e específicos: descrição dos objetivos da Monografia (ver orientações dadas para o desenvolvimento do Plano de Monografia).
- Delimitação do trabalho: citar de modo claro, objetivo e preciso o tema do trabalho, indicando o ponto de vista sob o qual será enfocado no seu desenvolvimento. Na escolha do tema é necessário eleger uma parcela delimitada de um assunto, estabelecendo limites para o desenvolvimento da pesquisa pretendida. Ele deve ser suficientemente limitado para que seja realizável com os recursos e tempo disponíveis.
- Metodologia de Pesquisa: deve apresentar o detalhamento de como foi realizada a pesquisa; esclarecer os caminhos seguidos para se chegar aos resultados pretendidos; esclarecer como foi selecionada a amostra, o percentual em relação à população estudada, os instrumentos de pesquisa utilizados (questionários, entrevistas, observações diretas, etc.), bem como, de que forma os dados foram tratados e analisados.
- Fundamentação teórica: É a parte da monografia que descreve e discute a literatura existente e consultada sobre o tema proposto para a pesquisa, demonstrando o estágio de desenvolvimento do tema na atualidade. Estabelece o referencial teórico que dá suporte ao desenvolvimento do trabalho de pesquisa, com a indicação dos autores pesquisados. Assim, é necessário estabelecer as ligações entre a bibliografia consultada e a situação problema que o pesquisador pretende solucionar. É fundamental fazer citações e transcrições dos textos pesquisados.
- Resultados da pesquisa de campo (se for o caso): É a parte da monografia que descreve a pesquisa empírica. Caso a Monografia envolva a pesquisa de uma realidade específica (uma organização, uma escola, uma cidade, um programa, pessoas, protótipos de tecnologias, etc.) deve-se nesta parte, descrever analiticamente os dados colhidos, analisando as informações obtidas através da pesquisa. É possível nesta fase contar com o apoio de recursos estatísticos e utilizar tabelas e gráficos baseados na tabulação dos dados. É importante estabelecer relações entre os dados obtidos, o problema de pesquisa e a fundamentação teórica.
- Conclusão ou Considerações Finais: É a parte da monografia que apresenta de forma sintetizada os resultados obtidos com a pesquisa e se os objetivos estabelecidos foram atingidos. É importante ressaltar a contribuição da pesquisa para a ciência, a comunidade acadêmica, a sociedade e para o desenvolvimento da tecnologia. Por fim, apresenta as recomendações e sugestões finais.
1.3 - Elementos Pós-Textuais: Nesta parte da monografia deve ser evidenciado os seguintes elementos: Referências, os Anexos (elemento opcional) e o Glossário (elemento opcional)
- Referências: Elemento obrigatório. Consiste em uma lista, em ordem alfabética, das obras efetivamente pesquisadas e citadas no desenvolvimento da monografia. A lista não obedece a uma numeração, mas deve ser em ordem alfabética, em fonte Arial 12, e com o espaçamento simples entre linhas. Todas as referências devem ser alinhadas à esquerda da página. Nos casos de repetição de autor, o sobrenome deve ser substituído por um traço sublinhar equivalente a seis caracteres. De acordo com as normas da ABNT4, as referências variam conforme o tipo de documento. Veja os principais (ABNT NBR 6023:2002).
- Livros: No caso de livros, além de nome e sobrenome do autor, nome da obra (em negrito), é preciso ainda informar a cidade de publicação, nome da editora, o número e o ano de edição do livro. Ex.:PHILLIPS, B.S. Pesquisa social: estratégias e táticas. Rio de Janeiro: Agir, 1974.
- Jornais: No caso de usar material coletado de jornais, a maneira de referenciar muda. O que vem em negrito não é o título, mas o nome do jornal. Ex.: BAPTISTA, J. Mais de 8 mil motoristas aguardam decisão sobre recursos de multas. A Gazeta, Vitória, p. 4, 14 mai. 2005.
- Revistas: Para referenciar material coletado de revistas, outras informações são necessárias, como o ano, o volume e o número do exemplar consultado. Neste caso, o negrito é para o nome da revista. Ex.: FORNAZIER, A. Navios maiores no Porto de Vitória. Pedras do Brasil, Vitória, ano 4, v. 1, n. 35, p. 48-49, 2007.
- Eventos científicos: Se você participou de um congresso, fórum, seminário ou simpósio e gostaria de citar algo que foi dito durante uma sessão de apresentação de trabalhos, a referência sobre esse material deve incluir o nome do evento, a edição, o ano e a cidade em que foi realizado, além do título do evento: Ex.: SEGENREICH, S. C. D. Avaliando a aprendizagem colaborativa “on-line” na educação superior: novas contribuições do Fórum de Discussão e da Autoavaliação do Aluno. Trabalho apresentado durante o ENCONTRO VIRTUAL EDUCA BRASIL DE ESPECIALISTAS EM NOVAS TECNOLOGIAS, EAD E FORMAÇÃO CONTINUADA, São José dos Campos, 2005.
- Informações verbais: Se você obteve uma informação importante para o seu trabalho durante um evento (congresso, fórum, palestra, aula) e se essa informação não foi apresentada/publicada como trabalho científico ou nos anais do evento, sendo apenas parte de uma palestra, uma discussão em grupo, não há formato para apresentar as referências desse material. Neste caso, você pode informar em nota de rodapé quem deu a informação (se não tiver feito isso no texto), onde (tipo e nome do evento, cidade em que foi realizado) e quando. Veja a seguir dois exemplos.
- 1 - Conceito apresentado pelo prof. Jaime Roy Doxsey, na UNIDADE 2 da disciplina Antropologia Cultural para alunos de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo, em 14 de outubro de 2004.
- 2 - Discussão realizada durante o II Fórum Estadual de Meio Ambiente, realizado em Vitória-ES, em 5 de junho de 2004.
- Materiais Disponíveis na Internet: As referências devem obedecer aos padrões indicados para materiais impressos. Entretanto, nas obras consultadas on-line, também são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão Disponível em: e a última data de acesso ao documento, precedida da expressão Acesso em:. NOTA – Não se recomenda referenciar material eletrônico de curta duração nas redes. Ex.: ALVES, C. Navio negreiro: Virtual Books, 2000. Disponível em: <http://www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm>. Acesso em: 10 de janeiro de 2002.
- Anexos (elemento opcional): Inserção de documentos e materiais pertinentes à temática. Podem incluir os questionários e roteiros de entrevistas utilizados para o levantamento dos dados, leis, matérias de jornais, anais de eventos, etc.
- Glossário (elemento opcional): É a lista, apresentada em ordem alfabética, de palavras especiais, de sentido pouco conhecido ou obscuro ou mesmo, de uso muito restrito, ou palavras em inglês acompanhadas de suas respectivas definições, usadas no desenvolvimento da monografia.
Fique esperto:
- A Internet tornou-se uma grande fonte para os pesquisadores, reunindo uma quantidade considerável de informações. É preciso ressaltar, no entanto, que, pela liberdade que oferece para publicar conteúdos, a Web exige que o pesquisador seja criterioso em suas pesquisas. Logo, para a construção de uma monografia devem ser utilizados sites de revistas e periódicos que possuem corpo editorial, sites de instituições governamentais, de institutos de pesquisa, de universidades e de bibliotecas virtuais que garantam a fonte e os autores dos textos publicados.
- O texto deve ser lido e interpretado e não apenas reproduzido. Assim como nas demais fontes bibliográficas (livros, periódicos e revistas impressas), é necessário fazer as devidas citações.
Continua...
Maiores informações em:
2 comentários:
Achei muito legal . Afinal tô nessa reta final da faculdade e sabe como éééé.
Olá Dany, agradeco o contato. Brevemente teremos mais 2 publicacoes sobre este assunto.
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