-->

05/07/2011

O Vendedor de Sonhos - Breve Comentário

Olá amigos,

Através de uma sugestão, comprei este livro, porém confesso que, inicialmente tive receio, pois não sou muito fã de romances e também não conhecia o trabalho deste autor, mas com o passar da leitura do livro, mudei de idéia e  achei o assutno abordado muito interessante, mas acho que além da categoria de romance, o mesmo deveria ser incluido também na categoria de auto-ajuda.

Este romance nos remete a pensamentos profundos sobre o mundo e as pessoas que convivem nele. Nos relata minunciosamente como nossa sociedade tornou-se totalmente refém do capitalismo e que muitos valores praticados antigamente foram totalmente esquecidos. Valores estes que nos mantinham numa boa conduta de ética e convivência com o próximo. Hoje cada indivíduo pensa somente em si mesmo. Isto é o mundo capiotalista em que vivemos.

O livro faz uma severa crítica a sociedade contemporânea, considerando-a como se fosse um hospício global e conta a história de um indivíduo suicida (Júlio) que é um professor universitário.

No ato da "quase-morte" um sujeito se aproxima e simplismente lhe oferece um saduiche e assim os dois passam a dialogar.

A história de Júlio é muito parecida com a de outros cidadões. Uma vida vazia, sem diálogo em seu cassamento, com dificuldades financeiras, um filho viciado em drogas...

No entanto quando Julio tenta suicidar-se e aquele homem, parecendo um mendingo, lhe oferece um sanduiche, novas perpectivas se abrem e com isto o velho consegue fzer com que Júlio desista da idéia suicida.

Diante disto e sem ter nada a perder, o persongaem passa a seguir este velho maltrapilho em sua jornada rumo a um novo universo, totalmente desconhecido..

Nesta jornada, vários outros personagens vão aparecendo e juntando-se ao grupo e vivendo novas experiências.

O mestre, como o velho é chamado, fala frases belas e de impacto, tais como:

"O Ser morre quando deixa de se sentir importante",
"Não posso mudar o que fui, mas posso construir o que serei.",
"Toda mulher é bela. A beleza não pode ser padronizada." 

E assim vira ídolo, até que todo o seu passado é revelado. Mas é lógico que não vou contar o final aqui né ? Só tenho a dizer que "O Vendedor de Sonhos" vende o sonho de sermos livres, eliminando padrões, fraquezas, rótulos e esterótipos.

Só para lembrar que o livro já foi publicado em mais de 50 países.






Sinopse Original 

Um homem desconhecido tenta salvar da morte um suicida. Ninguém sabe sua origem, seu nome sua história. Proclama aos quatro ventos que a sociedades modernas se converteram num hospício Global. Com uma eloqüência cativante, começa a chamar seguidores para vender sonhos. Ao mesmo tempo em que arrebata as pessoas e as liberta do cárcere da rotina, arruma muitos inimigos. Será ele um sábio ou um louco? Este é uma romance que nos fará rir chorar e pensar muito.

Autor: Augusto Cury
Editora: Academia da Inteligência
Ano de Lançamento: 2008





Maiores informações em:


Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom esse livro.. está me ajudando muito ^^