-->

23/01/2011

Diários de Motocicleta




Você conhece o Fusi ?
Não...???
E o Ernesto ?
Também não....?

Bom... Numa madrugada destas, eu estava rodopiando as emissoras de TV a procura do que assistir, quando me deparei com um filme que já estava no segundo ou terceiro bloco (não me lembro) e achei muito interessante, pois o que me chamou  atenção foi a fotografia, que, diga-se de passagem, é maravilhosa. Com o desenrolar do filme, pude perceber que ele era muito mais interessante. O filme conta a história de  Fusi e seu amigo, os quais saíram numa viajem muito louca, de moto, pela América Latina, começando pela Argentina e passando por diversos países até chegarem a um lugar onde havia uma comunidade de doentes com lepra.


Mas e o tal de Fusi, quem era ? Foi então que descobri que  Fusi não era ninguém menos que Ernesto. Ernesto ? Sim, ele mesmo: Ernesto Che Guevara.
Não vou contar todo o filme aqui, mas para aqueles que gostam de fatos históricos como eu, fica claro que é nesta viagem que nasce o sentimento Socialista de Che, pois foi a partir daí que ele resolveu lutar por uma América mais justa e para todos, pois nessa viagem viu exemplos claros do poder capitalista como: exploração da classe trabalhadora, miseráveis e sua vida de extrema pobreza, doentes abandonados à própria sorte,  etc.


No final do filme ( calma pessoal, não irei revelar o final) há um breve relato informando  que Che liderou a Revolução  Cubana,  tentou ajudar o Congo e a Bolívia onde foi preso e morto a mando da CIA.
Quanto ao seu amigo (Granado), atualmente está com 93 anos de idade e vive em Cuba.


Sinopse Original

Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem foi estudante de Medicina que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles então passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares. Porém, quando chegam a Machu Pichu, a dupla conhece uma colônia de leprosos e passam a questionar a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população.
Elenco: Gael Garcia Bernal, Rodrigo de La Serna, Mercedes Morán, Jean Pierre Noher, Lucas Oro, Marina Glezer, Sofia Bertolotto, Franco Solazzi, Diego Giorzi, Facundo Espinosa, Mia Maestro.
Principais prêmios:
- Oscar 2005 (EUA): Melhor Canção, por Al otro lado del río, do compositor uruguaio Jorge Drexler
- BAFTA 2005 (Reino Unido): Melhor Filme em Língua não Inglesa. Prêmio Anthony Asquith pela música.
- Festival de Cannes 2004 (França): Recebeu os prêmios François Chalais, do Júri Ecumênico e o Grande Prêmio Técnico.
- Prêmio Goya 2005 (Espanha): Melhor Roteiro Adaptado.
- Independent Spirit Awards 2005 (EUA): Melhor Filme e Melhor Estréia (Rodrigo De la Serna).
- Festival Internacional de Cine de Donostia - San Sebastián 2004 (Espanha): Prêmio do Público. (WIKPEDIA, 2011np)



Nenhum comentário: