-->

29/01/2011

Passeios Virtuais - Capela Sistina

A Capela Sistina localiza-se na Cidade do Vaticano, mais precisamente no palácio apostólico, que é a residência do Papa Bento XVI. O Vaticano é uma espécie de país dentro da cidade de Roma, sob o comando da Igreja Católica. É nesta famosa capela que os cardeais da igreja escolhem o próximo Papa. Ela foi construída no final do século XV, encomendada pelo papa Sisto IV, e levou oito anos para ficar pronta. São 40,9 metros de comprimento, 13,4 metros de largura e 20,7 metros de altura.

Inicialmente, suas paredes foram decoradas com afrescos dos principais artistas renascentistas da época como Botticelli, Rosselli, Signorelli, Ghirlandaio e Perugino. A cidade de Florença era o centro das artes naquele momento, mas com a grande chamada de artistas para Roma na conclusão desta obra, Sisto IV foi responsável por mudanças na História da Arte. No entanto, apenas anos depois, em 1508, Michelangelo foi chamado a Roma pelo então papa Júlio II. Inicialmente ele, que se considerava antes de tudo um escultor, foi convidado para fazer o mausoléu do Papa, mas acabou destinado a pintar o teto da Capela Sistina.

No pontificado do papa Paulo III, em 1534, Michelangelo volta à Capela Sistina para realizar a obra O Juízo Final, localizada atrás do altar. Esta pintura grandiosa levou cerca de sete anos para ser finalizada.

O Vaticano proporciona agora um tour virtual para que você possa passear pela capela Sistina e admirar suas obras sem sair de casa. O site oferece ampla visão do local e imagens – ou pelo menos a maioria delas. (BAIXAKI, np 2010). 


O teto da Capela Sistina

Teto da Capela Sistina - Genesis

A parte central mostra histórias do Genesis. Inicialmente, Deus separando a Luz das Trevas (1), depois Deus criando o Sol e a Lua (2), Deus separando a terra das águas (3), em seguida o mais famoso, A Criação de Adão (4), A Criação de Eva (5), O Pecado Original e a Expulsão do Paraíso (6), O Sacrifício de Noé (7), O Dilúvio Universal (8) e por fim, Noé Embriagado (9).

O círculo no canto inferior esquerdo representa Davi e Golias.  O canto superior esquerdo traz Judith e Holofornes, personagens do Velho Testamento. Haman é outro personagem bíblico, que tentou exterminar o povo judeu. Sua punição é retratada por Michelangelo no canto inferior direito da obra. O círculo superior direito mostra a Serpente de Bronze.


A Criação de Adão

A Criação de Adão é, com certeza, uma das obras mais famosas em toda a História da Arte. Reproduções são obrigatórias em livros sobre o assunto. Além disso, podemos ver novas interpretações em vários lugares, aparecendo até mesmo em um episódio do seriado The Simpsons.
 

A Criação de Adão

A obra tem tamanho de 280 cm x 570 cm e foi pintada por volta de 1511. Deus e Adão têm figuras semelhantes, pois “Deus criou o homem à sua imagem e semelhança”. O famoso detalhe dos dedos que quase se tocam teve de ser refeito ao longo dos anos. Com este gesto, Deus dá a Adão a vida.

O Juízo Final



Por ser uma pintura na parede, muitos podem pensar que é uma obra mais fácil de ser realizada do que o teto da capela. No entanto, ela levou cerca de três anos a mais para ser finalizada.

O Juízo Final


 A obra grandiosa tem vários pontos que chamam atenção. Ao centro, vemos Jesus Cristo (1) ao lado da Virgem Maria, cercado por São Pedro (2), São Lourenço (3) e São Bartolomeu (4).

Detalhe central da obra.

Os corpos definidos e com maior destaque do que a paisagem fazem parte da formação de escultor de Michelangelo. O juízo Final é uma obra de angústia e desespero, em parte inspirada no Inferno de Dante Alighieri.

A parte inferior esquerda mostra a ressurreição dos mortos:

Ressureição dos  mortos.


Do outro lado, os condenados são levados em um bote empurrados por Caronte, figura mitológica grega que levava os mortos para o inferno.

Caronte levando almas para o Inferno.

Obras de outros artistas
Mesmo em menor resolução em ângulo desprivilegiado, é possível observar obras de outros artistas, como A Entrega das Chaves a São Pedro, de Pietro Perugino.

A Entrega das Chaves  a São Pedro, de Pietro Perugino.


Ao pintar O Juízo Final, Michelangelo teve de apagar, inclusive, outro afresco de Perugino que estava na parede. (BAIXAKI, np 2010)


Veja aqui outros passeios virtuais: Paris, Paris - Torre Eiffel, Paris- Rio SienaSalvador - Igreja de São Francisco

Um comentário:

Ana D'ávila disse...

Gostei muito desta postagem!
Parabéns, Robson e Simone!
Grande abç.