-->

18/05/2011

Monografia - Parte 1



Amigos leitores,

Conforme havia dito no post sobre Educação à Distância, tive muitas dificuldades para elaborar minha monografia e, por isto, estarei compartilhando com vocês esta experiência, informando algumas dicas úteis para a correta elaboração da sua monografia. 

O que é Monografia? É uma dissertação sobre um ponto particular de uma ciência, de uma arte, de uma localidade, sobre um mesmo assunto ou sobre assuntos relacionados. Normalmente escrito apenas por uma pessoa. É o principal tipo de texto científico. Trabalho acadêmico que apresenta o resultado de investigação pouco complexa sobre tema único e bem delimitado. 

Qual a diferença entre TCC, Monografia, Dissertação e Tese? A monografia é geralmente conhecida pelos universitários como o último e mais difícil trabalho de faculdade/universidade.

A ABNT NBR 14.724 de 2005 diz o seguinte: 

Dissertação: Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor), visando à obtenção do título de mestre. 

Tese: Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico de tema único e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigação original, constituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor) e visa à obtenção do título de doutor, ou similar. 

Trabalhos acadêmicos: Trabalho de conclusão de curso – TCC, Trabalho de graduação interdisciplinar - TGI: Documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador.

A ABNT não fala de monografia (as normas sobre monografia foram canceladas e não possuem substitutas). A NBR 6.022 de 2003 (Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação) define artigo: 

Artigo científico: Parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento. 

Artigo de revisão: Parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas. 

Artigo original: Parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais.

A elaboração de uma monografia consiste na realização de um planejamento minucioso, tendo como objetivo a sua fluidez, clareza, e obtenção de um conceito satisfatório por parte do orientador/professor, mas, essencialmente, para a relevante contribuição no campo científico brasileiro, que é a finalidade máxima do trabalho monográfico.

Ao contrário do que comumente se pensa nas universidades, uma monografia não representa uma enorme pesquisa, um amontoado de papéis que será descartado em alguns meses, mas um importante documento que muito poderá contribuir na formação de futuros estudantes, e até mesmo no progresso científico, social e tecnológico do País. A seriedade na elaboração do trabalho monográfico, portanto, representa um item de essencial importância em todo o processo de pesquisa, investigação, comparação, tomada de conclusões, disposição normativa e postulação final da monografia.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico do País. Os trabalhos acadêmicos e científicos, de modo geral, devem seguir suas normas de apresentação para enquadramento formal e aceitação nas Universidades e Faculdades brasileiras. Uma monografia enquanto trabalho científico deve, portanto, ser formulada e disposta de acordo com as especificações ABNT, que deliberam sobre a maioria dos quesitos componentes, desde o estilo de redação até o ideal espaçamento entre linhas, parágrafos, títulos, subtítulos, sumário, referências bibliográficas, dentre outros.

A preparação de uma monografia exige disponibilidade de tempo, emprego de técnicas especiais de pesquisa, estudo, consultas a bibliografias pertinentes ao tema, delimitação do principal objeto de estudo e disposição de capítulos em consonância direta com o assunto escolhido, que deve ser criteriosamente selecionado, tendo em vista a possibilidade de aprofundamento e levantamento de informações pertinentes.

Monografia não deve ser considerada como uma pesquisa, em seu elementar sentido, mas sim em um estudo que visa levantar uma conclusão pertinente e passível de contribuição teórica nos campos científicos, sociais e tecnológicos relevantes na contemporaneidade.

Todo trabalho monográfico deve ser redigido de forma clara e objetiva, de preferência com a utilização da norma culta, ou seja, o nível de língua portuguesa de bom padrão. Evitando o linguajar coloquial (aquele utilizado no cotidiano, e de baixo valor estético), a monografia deve discorrer sobre o tema na terceira pessoa do singular. Seus textos devem ser pautados em seqüência lógica, onde idéias, expressões e colocações devem essencialmente ser dispostos e centrados em torno do tema principal, evitando abordagens extensas acerca de assuntos de pouca ou nenhuma relevância ao tema escolhido.

Em suma, uma monografia, diante do importante passo resumido na conclusão do curso acadêmico, deve concentrar técnica, dedicação, responsabilidade e precisão, desde a seleção do tema, até a conclusão e formatação física do trabalho. Muito mais do que a pretensa obtenção do diploma, o trabalho monográfico tem sua significância ligada à proposição científica maior do aluno, enquanto futuro profissional atuante no mercado de trabalho. Deve, portanto, sintetizar a capacidade, a perspicácia, a autonomia, a técnica, o conhecimento obtidos pelo aluno ao longo do seu processo de formação acadêmica.

Hoje em dia, existem muitos profissionais da monografia, ou seja, você pode optar por comprar uma monografia, mas eu não aconselho esta prática, pois se você é uma pessoa que gosta de estudar, isto não é prático, pois as "idéias" não são suas e sem falar que na defesa da monografia você não terá bases para a argüição dos problemas.

Mas vamos ao que interessa.

Para auxiliar aos colegas, e com base na experiência de desenvolvimento da minha monografia, eu dividi o processo em 5 partes importantes, que são:

1 - Escolha do Tema
2 - Elaboração do Plano de Monografia
3 - Desenvolvimento
4 - Normas Técnicas ABNT
5 - Defesa da Monografia

Continua...





Nenhum comentário: