-->

02/04/2011

Ilha de Lixo no Pacífico

Olá amigos!

O assunto que venho abordar nesse post é um tanto interessante, pois nos leva a refletir sobre o futuro do nosso planeta...

Pense e tente responder a pergunta: Para onde vai o lixo depositado em nossos rios? Hoje em dia já temos uma resposta. Você já ouviu falar na Ilha de Lixo? Não? Então conheça...

A Ilha de Lixo foi descoberta em 1997 pelo pesquisador Charles Moore e está localizada no Oceano Pacífico. Ela  tem uma extensão incerta, sendo descrita como do tamanho do EUA, porém não tem nada preciso quanto a isso. Chamada de “O Grande Depósito de Lixo do Pacífico” (The Great Pacific Garbage Patch), a ilha de plástico se localiza a 1600 km a oeste da Califórnia, em uma área de vórtices ciclônicos criados pela alta pressão das correntes de ar que produzem uma espécie de redemoinho. Esses redemoinhos atraem e aprisionam o material plástico flutuante.


Não se sabe exatamente como o fenômeno do Grande Depósito de Lixo teve origem, mas estima-se que desde a década de 1950 a quantidade de material aprisionado vem crescendo à razão de 10 vezes a cada década. Hoje, estudos estimam  cerca de 5 milhões de toneladas de plástico contidos na ilha. Segundo os especialistas, a maior parte do lixo ali presente é proveniente de países altamente industrializados, especialmente Japão e áreas da costa oeste americana.

“Esse é o tipo de problema que não está ao alcance dos olhos, mas tem impactos devastadores sobre o oceano”, disse Mary Crowley, co-fundadora do projeto Kaisei, uma expedição feita em parceria com o Instituto de Oceanografia Scripps, ligado à Universidade da Califórnia.

Limpeza difícil

A limpeza do oceano pode ser praticamente impossível. A maior parte dos plásticos é formada por pedaços muito pequenos, pois eles se quebram, ficando ainda menor devido à incidência dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol, produzindo minúsculos fragmentos similares a confetes.

Esses micro-fragmentos se espalham muito rapidamente e bilhões deles flutuam abaixo da superfície em uma esteira de lixo que já atinge o norte do Havaí, mas podem se espalhar ainda mais devido às correntes e determinadas épocas do ano.

Segundo o programa ambiental das Nações Unidas, estima-se que no Pacífico Central existem até 6 quilos de lixo plástico para cada quilo de plâncton, e cerca de 46 mil peças de plástico para cada quilômetro quadrado de oceano.

Assim fica difícil vislumbrarmos um futuro melhor para nosso planeta. Ações já estão sendo feitas, mas quando é que vamos ter consciência de que devemos jogar o lixo NO LIXO ?

Maiores informações em:


2 comentários:

ANDREIA disse...

E O NOSSO LIXO LOCAL PARA ONDE VAI? DO QUE ADIANTA A GENTE SEPARAR O LIXO E DEPOIS TUDO SER MISTURADO NO CAMINHÃO? DEVEMOS COBRAR DE NOSSOS GOVERNANTES POLITICA MAIS SÉRIAS SOBRE O DESTINO DO LIXO...
NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS PELO LIXO QUE PRODUZIMOS... E PELOS DANOS QUE ESTAMOS CAUSANDO A NATUREZA!!!!!

Robinho disse...

Concordo plenamente com vc. Atualmente o lixo local vai para os chamados lixões. E em alguns casos os municipios mantém cooperativas de catadores de lixo para fazer a reciclagem.