-->

15/06/2011

Monografia - Parte 2 - Escolha do Tema


Escolhendo o tema da monografia.

Nesta etapa inicial é importante lembrar que o tema da monografia não tem que ser necessáriamente original, porém o pesquizador tem que ter atitude e enfoque no conceito da pesquiza. O originalidade científica é uma virtude e deve ser buscada em todos os sentidos, qualquer que seja a dimensão ou a pretenção  do texto a ser produzido.

A abrangência do tema é uma questão delicada quando se trata de definí-lo. Alguns autores que você pode citar no seu texto tendem tendem a ampliar exageradamente os seus temas e isto pode ser prejudicial na hora de elaborar os textos. 

Somente após uma temática bem delimitada pode-se chegar a uma boa “problemática”, ou seja: a questão que você pretende responder com a sua pesquisa.

Feita essa pergunta, você pode definir qual a melhor forma de tratar o tema escolhido. A escolha de uma metodologia adequada é fundamental para chegar aos objetivos desejados com a monografia. Faz parte do trabalho ainda elencar os fatores que justificam a pesquisa, elaborar um cronograma de atividades e resgatar estudos anteriores relacionados à proposta para assim construir um referencial teórico de apoio.

Com essas etapas, o estudante pode passar à parte prática, a qual varia de acordo com a proposta do trabalho. Pode ser uma análise, a construção de um produto, um experimento científico, etc. O importante é fazer algo com o qual você tenha afinidade. Afinal, você vai passar pelo menos um semestre envolvido com a sua monografia.

O tema de uma monografia é livre, podendo ter como eixo orientador assuntos que foram focalizados durante o curso, onde o aluno deseja aprofundar em sua investigação, isto para o caso de monografias exigidas por instituições educacionais.

Em geral elaboram-se monografias e teses para Trabalhos de Conclusão de Curso, objetivando propiciar aos alunos do curso em questão, oportunidades para demonstrar o grau de habilitação adquirido, o nível de conhecimento e aprofundamento temático, estimulando a produção científica, propiciando a consulta e leitura de bibliografia especializada. De outro lado objetiva o aprimoramento da capacidade de interpretação crítica do aluno, aprimorando sua competência, preparando-o para o mercado competitivo e tornando-o mais apto para o exercício profissional.

Escolha um tema delimitado e específico. Além disso, original (potencial para surpreender), importante (quando está ligado a uma questão que afeta uma quantidade razoável de pessoas e também ligado a uma questão teórica recorrente na literatura especializada) e viável (considerados os prazos e os recursos disponíveis, é possível terminar a tese?). Também importante que o tema esteja enquadrado na "linha de pesquisa do orientador".

Continua...


Nenhum comentário: