-->

27/08/2011

10 dicas para melhorar a concentração nos estudos


Muitos estudantes têm dificuldade de manter a concentração quando estão estudando. Ser capaz de se concentrar, enquanto está estudando é essencial para melhorar o seu desempenho em provas e concursos.  

Eis 10 sugestões para melhorar a sua concentração:  

1. Estude em um lugar tranqüilo, livre de distrações e interrupções. Se possível, tente criar um espaço exclusivo para estudar.  

2. Faça um cronograma de estudos definindo quais os assuntos que você irá estudar e o horário de cada estudo. Isto irá melhorar a sua disciplina 

3. Tente estudar na hora do dia em que você tem maior rendimento. Algumas pessoas estudam melhor no início da manhã, outras à noite. Procure descobrir qual o seu melhor horário de estudos. 

4. Observe se você não está cansado e / ou com fome quando estuda. Caso contrário, você não terá a energia que precisa se concentrar. Procure se manter bem fisicamente.  

5. Não tente estudar duas disciplinas ao mesmo tempo. Você não será capaz de se concentrar em cada uma muito bem. Concentração significa manter a atenção em uma coisa com a exclusão de todo o resto.  

6. Divida os assuntos grandes em partes menores que você consiga concluir de uma vez. Se você tentar estudar um assunto muito grande de uma só vez, você poderá ficar ansioso e será incapaz de manter sua concentração. 

7. Relaxe. É mais difícil se concentrar quando você está tenso. É importante relaxar quando se estuda um assunto que exige muita concentração. Aprender técnicas de meditação pode ser útil.  

8. Limpe sua mente de pensamentos preocupantes. Equilíbrio mental é importante para a concentração, pois você pode se distrair com seus próprios pensamentos. Monitore os seus pensamentos e evite pensar em outras coisas no momento do estudo.  

9. Crie "paixão" pelo assunto que você está estudando. Tente relacionar o que você está estudando com a sua própria vida para torná-lo mais significativo.  

10. Faça pausas quando você estiver cansado. Não existe uma fórmula para definir quando fazer pausas. Tente perceber os seus limites.  

Para Refletir

"Estudar sem concentração é como tentar encher com água um balde furado. Não funciona" 

Este artigo foi adaptado de http://www.how-to-study.com/

Nenhum comentário: