-->

23/08/2011

Jota Quest - Rock In Rio 4 - 30/09/2011


Huum, er, quer dizer, sei lá, como a banda começou? O.K. O grupo ralou bastante no começo: durante dois anos tocou na noite de Belo Horizonte, em pequenas apresentações sem cachê.

Às vezes, saía algum trocado da bilheteria. Em outras, o show era pago na base de sanduíche, cerveja e olhe lá. 

Pôxa, que dureza... Mas a formação do grupo já era a mesma de hoje? Sim e não. Os cinco integrantes foram chegando de compasso em compasso, sempre ligados em pop e black music. E tudo começa a partir dos dois Paulos: o Diniz (baixo) e o Fonseca (batera, programação e samplers), que tocavam juntos desde 1993. Pouco depois eles conheceriam Márcio Buzelin (teclados e programações) e o guitarrista Marco Túlio Lara. O lance mais curioso: 13 vocalistas foram testados até que os quatro músicos dissessem yeeeeeesssss! e aprovassem o Rogério Flausino. Dá para falar quais foram os lugares onde a banda tocava na fase da dureza?

Antes de chegar nas festas de calouradas, em faculdades, o Jota Quest passou por bares de Belo Horizonte que nem existem mais: Drosófila, Capitão Caverna, Maxaluna, Berimbau... Rolou também muito show em galpão, em sítio, aquelas coisas. 

A pergunta é meio comum, sei lá, mas como surgiu mesmo o nome do grupo? De uma vez por todas: veio do desenho animado Johnny Quest. A idéia surgiu quando foi preciso inventar um nome para o cartaz de um dos primeiros shows. Por falta de espaço, colocaram J. Quest. Em 1998, mudamos para o atual Jota Quest. Que soa mais abrasileirado, mais avacalhado, mais com a cara do grupo. 

Foi complicado gravar o primeiro disco? Como os shows em faculdades reuniam público pagante de até duas mil pessoas, a renda foi aplicada na gravação do primeiro CD. Lançado em 1995 por selo independente, o disco saiu com apenas mil cópias prensadas. Logo na seqüência, a gravadora Sony contrata o grupo.

Mas o que rolava nesse intervalo entre o disco independente e o primeiro CD pela Sony? O Jota Quest abriu muitos shows para grupos mineiros como o Skank, conhecendo grandes palcos pela primeira vez. Ao mesmo tempo, o novo repertório começava a ser preparado, com reavaliação de faixas do CD independente.

Bom e aí... sei lá, como aconteceu o primeiro sucesso? O grupo passava uma imagem com referências imediatas ao visual dos anos 70. Isso era moderno e ousado. Junto com trabalhos de divulgação da gravadora (reportagens, programas de televisão, visitas a rádios etc), começamos a ser bem executados desde o lançamento do primeiro disco, em agosto de 1996. Então estouramos com as canções As Dores do Mundo, Encontrar Alguém e Onibusfobia. O conceito todo foi bem cuidado num clipe produzido pela Conspiração Filmes, figurinos inspirados, perucas e o escambau.

Jota Quest : Rogério Flausino (voz), Marco Túlio (guitarra), Márcio Buzelin (teclado), PJ (baixo) e Paulinho Fonseca (bateria).

 

Maiores Informações Em:







Nenhum comentário: