-->

31/08/2011

Apagando rastros de navegação...


Você pode apagar manualmente os traços de sua navegação pela internet se usar os próprios recursos do programa de navegação. Caso esteja utilizando o Internet Explorer, pode clicar no menu Ferramentas e em Opções da Internet. 

Na caixa de diálogo exibida, você pode clicar no botão Excluir arquivos do painel Arquivos de Internet temporários e no botão Limpar histórico para apagar os locais visitados e as cópias locais dos arquivos, fotos e páginas por onde navegou. 

Se clicar na guia Conteúdo, poderá pressionar o botão AutoCompletar para desabilitar esse recurso, que cria uma lista do conteúdo digitado em campos de formulários, barras de endereços e senhas. 

Contudo, se quiser automatizar essas tarefas, pode usar um aplicativo que faça tudo isso por você. Existem diversos programas disponíveis para download que funcionam como faxineiros do seu computador e eliminam os rastros da navegação e compreendem a eliminação dos arquivos temporários, na pasta Histórico, páginas visitadas, digitadas e listas de autocompletar usadas em formulários.

Entre os programas dessa categoria, há o Smasher, o Windows & Internet Washer Pro, o GhostSurf e o Smart Protector. Você pode fazer o download de alguns desses produtos na página Webattack  

Lá estão disponíveis versões de teste desses aplicativos. Alguns deles são freeware (gratuitos). Outros são do tipo shareware, ou seja, podem ser avaliados gratuitamente por um determinado período, estipulado pelo desenvolvedor, antes de decidir se vai efetuar a compra.  

Se você é um usuário malandro, já conhece bem essa dica. Só que só isso não é o suficiente. O browser copia para o disco rígido do micro os arquivos HTML e as imagens carregados dos últimos sites que você navegou. Esse  processo é conhecido como cache e serve para tornar a navegação mais rápida.  

Quando você entra em um site que você já tenha visitado e caso os arquivos dele estejam no disco rígido, o browser carrega os arquivos contidos no disco rígido, processo que é bem mais rápido do que ter de carregar os arquivos da Internet.   

Se algum bisbilhoteiro quiser saber por onde você navegou, basta uma rápida olhada no diretório do disco rígido que o browser usa como cache para ver as fotografias das mulheres em trajes sumários que você andou "pesquisando" na Internet.  

Dessa forma, o macete é apagar o conteúdo desse diretório após ter navegado na Internet, caso você queira que realmente ninguém saiba por onde você andou e o que você andou vendo.  

Isso pode ser feito de dentro do próprio broswser. No Netscape Communicator, vá ao menu Editar, opção Preferências, opção Avançado. Na opção Cache, clique sobre a caixa Limpar Cache de Disco.  

Já no Internet Explorer, vá até o menu Exibir, opção Opções da Internet e clique na caixa Excluir Arquivos do campo Arquivos de Internet Temporários.  

Esses procedimentos irão apagar todos os vestígios de sua navegação de sua máquina. Só tome cuidado, porque se você acessa a Internet através da rede da empresa que você trabalha, a rede pode estar configurada para monitorar todos os acessos à Internet. Dessa forma, mesmo que você apague todos os vestígios de seu micro, o administrador da rede tem acesso à lista de sites que você visitou. Nesse caso, se você realmente não quer que ninguém saiba por onde você navegou, o negócio é não navegar. Deixe para ver sites de mulher pelada em casa, à noite.

Nenhum comentário: