-->

29/08/2011

Shakira - Rock In Rio 4 - 30/09/2011




Esta Colombiana natural de Barranquilla, teve um percurso cheio de altos e baixos. Mas tem mantido sempre uma convicção, força e coragem que, no fundo, a caracterizam em tudo aquilo que faz.

Cedo demonstrou os seus dotes de artista, começando desde muito nova a escrever pequenos trechos de histórias que imaginava e entregava ao seu pai. Este, incentivava-a a continuar e a redigir tudo aquilo que sonhava ou idealizava. No fundo, terá sido o grande impulsionador da arte de Shakira. Mas obviamente, ela não é conhecida apenas pela sua capacidade para escrever canções. A sua habilidade inata para a dança, foi construída desde muito cedo, quando com a idade de sete anos começou a integrar um grupo de bailarinas de dança do ventre num restaurante do Médio Oriente. Ela tornava-se bastante notória, quando conseguía produzir os mesmos movimentos que as suas colegas mais velhas, para gáudio dos clientes do restaurante e dos que ficavam vendo a pequena menina a exibir os seus dotes inatos.  

Com certeza, terá sido daí que tenha vindo uma boa parte da influência dos movimentos que integra nas suas performances e que ainda hoje revolucionam o mundo da Pop, quando protagoniza um videoclip ou nas suas actuações ao vivo. O público delira com os seus movimentos sinuosos e sensuais. 

Mas o seu talento não se fica por aqui, sendo de realçar a sua voz inconfundível e que se tornou a sua imagem de marca. Mesmo na escola, ela apenas podia interpretar solos dado que a sua voz ultrapassava a dos seus colegas quando em coro. Isso levou a que os seus colegas se rissem e apelidassem a sua voz de “voz de animal”. Mas isso não desanimou Shakira que sempre cultivou a força de vontade, utilizando as críticas para se tornar ainda mais forte. Acima de tudo, preferiu optar pela individualidade do seu estilo, quer nas músicas, quer no estilo de dança. 

Mas a vida tem destas coisas e sinceramente, a vida de Shakira poderia produzir um filme de Hollywood. Senão, vejamos. 

Num voo que um seu amigo, produtor de teatro, percorreu com um representante da editora Sony Music, incentivou este a ouvir a irreverente cantora e a decidir se valia a pena menciona-la para assinar um contracto. O local escolhido foi uma entrada de um motel, onde Shakira interpretou algumas músicas. Este, adorou o que ouviu e viu, mas os seus colegas de Bogotá, não se mostraram muito entusiasmados quando ouviram a demo que ele lhes levou. Disseram que a voz dela era demasiado invulgar e dificilmente poderia vingar.  

Mas este executivo da Sony Music, não se deixou abater e conseguiu iludir os seus colegas, ao conseguir uma audição com Shakira, não informando que se tratava dela. Disse que seria uma outra cantora com potencial talento a ser ouvida por eles. O talento dela foi indiscutível e logo quiseram assinar um contracto de 3 álbuns com a colombiana.   

Pensas que a partir daí foi o sucesso absoluto? Ledo engano. O seu primeiro álbum de seu nome “Magia”, gravado em 1991, quando ela tinha apenas 14 anos, falhou retundamente, muito porque não tinha conseguído encontrar o seu público-alvo. Então, voltou ao estúdio para lançar o álbum “Peligro”, gravado em 1993. Este, apesar de ter conseguído mais vendas e começar a granjear mais fãs, ainda não era um grande sucesso que lhe permitisse sonhar com um lugar ao sol. Mais ainda, a própria Shakira não gostou muito do que cantava. Achava que estava feito mais ao gosto do seu produtor do que dela própria. 

Apesar de por esta altura, ela não ser muito conhecida fora da Colômbia, foi convidada a comparecer no Festival Internacional de Música Viña Del Mar no Chile. Então actuou em frente a uma grande audiência que transmitia para todo o mundo, como as promessas futuras estrelas da música latina. Os juízes de tal festival eram representantes bem conhecidos de editoras mundiais e alguns artistas de renome. Inclusive o Ricky Martin, apesar de ainda não ser a vedeta dos nossos dias. A performance emotiva e poderosa da balada “Eres” conseguiu-lhe o terceiro lugar no certame e projecção internacional. 

Quando acabou o liceu, pôde então voltar ao estúdio para gravar o seu terceiro álbum, onde aqui sim, teria as influências eclécticas que a tornaram no que é hoje. Assim, lançado em 1995, o álbum “Pies Descalzos” alcançou imenso sucesso na América Latina, onde os singles “Estoy aquí”, “Pies Descalzos, Sueño Blanco” y “Dónde Estás Corazón” foram grandes responsáveis pela sua ascensão. Esse álbum apenas, rendeu-lhe a venda de 4 Milhões de Cópias. 

Então, Shakira pediu ajuda ao conhecido produtor Emilio Estefan (deves conhecer o nome por ser o marido de Gloria Estefan) para produzir o seu quarto álbum “Donde Están los Ladrones” lançado em 1998. Foi assim que Shakira se internacionalizou chamando a atenção, não apenas da América Latina, como inclusive em países como a França, Canadá e o sempre apetecível Estados Unidos. Desse álbum, tornaram 8 canções em singles, de um total de 11 canções. Incrível! Entre esses singles, figuravam o preferido dos fãs, “Ojos así” e os “No Creo”, “Inevitable” e “Si Te Vas”.  

Para comprovar a sua crescente popularidade, Shakira compareceu na primeira emissão da MTV Unplugged dedicada ao mercado latino. A gravação da emissão que efectuou, granjeou-lhe o primeiro prémio Grammy e foi considerada a principal promessa Latina de 2000. 

O momento era propício a lançar-se a nível internacional e nada melhor do que fazê-lo na língua inglesa. Foi então que decidiu aprender inglês e elaborou umas músicas adequadas a esse desejo. No entanto, manteve sempre algumas músicas com expressões bem latinas, reforçando as suas raízes. O álbum “Laundry Services” foi o ponto de viragem da cantora para se tornar uma Pop Star mundial. Os singles “Wherever, Whenever” e “Underneath Your Clothes” disseminaram-se através do globo. Esse álbum de 2001 rendeu-lhe a venda de mais de 13 milhões de cópias. 

Foi a glória para o seu ímpeto. Mas não se ficou por aqui e decidiu inovar ainda mais. Porque não lançar então 2 discos (um em inglês e outro em castelhano) quase ao mesmo tempo? Inédito? Nem tanto, mas este parecia estar fadado ao sucesso. Então, a cantora produziu mais de 60 músicas diferentes e dividiu-as nos seus dois projectos em separado. O primeiro saiu em Junho de 2005 chamado “Fijación Oral N.1″ onde teve um single em dueto com Alejandro Sanz de seu nome “La Tortura”, que conseguiu entrar no top de vendas da maior parte das tabelas mundiais, almejando alguns recordes inéditos. O segundo, “Oral Fixaction N.2″ saiu em Novembro de 2005, também com um dueto, mas desta vez com Wyclef Jean, com o single “Hips Don’t Lie”, que entretanto se tornou o single mais tocado de sempre na história da rádio Pop.

Isso tornou Shakira, a única cantora Colombiana a tocar o nº 1 das tabelas mundiais. Para comemorar tais feitos, Shakira fez a sua maior turnée de sempre, em Junho de 2006 alcançando mais de 140 concertos. Durante esses concertos, alcançou números fabulosos de adesão, mas um dos mais impressionantes, foi o concerto na cidade do México com mais de 200.000 espectadores. O maior de sempre dessa cidade. Desde essa altura, foi convidada para uma série de duetos que se sagraram como sucessos absolutos. Quem não se lembra do dueto que ela protagonizou com a bela Beyonce Knwoles com o single “Beautiful Liar”?  
Mas Shakira, não se fica por aqui e já enveredou por mais uma etapa arriscada. Agora decidiu escrever umas músicas para filmes. Nomeadamente, um filme inspirado no best-seller de Gabriel García Marques, de seu nome “Love in the time of Cholera” com Javier Bardem no principal papel. Com todos estes desafios e várias tarefas, inclusive o tempo que dedica às suas fundações de caridade, Shakira não tem mãos a medir. Mas o tempo familiar com a sua filha e marido está dentro da sua agenda, obviamente.



Maiores Informações Em:

Nenhum comentário: