-->

05/08/2011

Motorhead - Rock In Rio 4 - 25/09/2011


Os Motörhead são uma banda de rock inglesa, formada em 1975 pelo vocalista, letrista e baixista Lemmy Kilmister. É conhecida pelo seu peso e velocidade, que influenciou muitas bandas de heavy, thrash metal e punk rock. 

O baixista Lemmy Kilmister começou na música ainda na década de 60, como roadie da banda de Jimi Hendrix. A sua estreia profissional no meio artístico deu-se com a banda de rock psicadélico Hawkwind que alcançou alguns hits na década de 70. 

Mais tarde Lemmy viria a ser despedido dos HawKwind por ter sido barrado no aeroporto do Canadá por porte de drogas (na verdade tratava-se de anfetaminas). Lemmy não baixa os braços e decide então montar a sua própria banda com o baterista Lucas Fox e Larry Wallis, chamando à nova banda Bastards, mas em seguida mudando o nome para Motörhead (uma gíria americana usada por viciados em anfetaminas) que foi o nome de sua última contribuição para os HawKwind. Lucas Fox foi trocado por Phil ("Philthy Animal") Taylor que era um músico amador e amigo de infância de Lemmy. Depois da gravação do que seria o primeiro álbum, On Parole, que não chegou a ser lançado pela editora por ser considerado pouco comercial, decidem chamar um segundo guitarrista para a banda, "Fast" Eddie Clarke. Larry Wallis saía da banda, que voltaria então a ser um trio. 

O primeiro álbum (auto-intitulado) foi finalmente lançado em 1977 por uma editora pequena. Overkill, segundo álbum, foi o primeiro lançado por uma editora grande, em 1979, gerando o primeiro hit da banda, o cover "Louie Louie". 

Com Bomber (1979) e Ace Of Spades (1980) a banda alcançou o grande público e teve relançada a gravação inédita do princípio de carreira, On Parole, que havia sido desprezada pelas editoras quando de sua gravação original. 

Em 1982 o guitarrista original Fast Eddie abandonou a banda, sendo substituído por Brian Robertson (que havia tocado com os Thin Lizzy), que não aqueceu o lugar em virtude da péssima recepção por parte dos fãs (e por se negar a tocar algumas faixas antigas), sendo substituído por uma dupla de guitarristas, Mick Wurzel e Phil Campbell. 

O baterista original Phil Taylor também foi substituído por Pette Gill nesta mesma época. Philty ficou fora da banda por pouco tempo, voltando logo após a gravação do clássico Orgasmatron de 1986. Com o seu baterista original gravariam os discos Rock 'n' Roll e 1916. Na tour de 1916, Philty abandona novamente a banda, sendo substituído por Mikkey Dee, baterista dos King Diamond.

Em 1992 lançaram March ör Die, o seu maior sucesso comercial, com a participação do guitarrista Slash (Ex-Guns N' Roses) em diversas canções e uma parceria com Ozzy Osbourne na canção "Hellraiser" (também lançada por Ozzy no álbum No More Tears), presente no jogo de consolas Grand Theft Auto San Andreas e fartamente divulgada em rádios e na MTV. 

Após desentendimentos com a editora Sony lançaram Bastards (1993) por um pequeno selo germânico, tendo pouca repercussão, assim como os discos que se seguiram. 
Após o lançamento do álbum Sacrifice o guitarrista Mick Wurzel abandonou a banda, que voltou a ser um trio.

O ano de 2000 é marcado pelos 25 anos dos Motörhead com um concerto na Brixton Academy, que viraria álbum três anos depois. Em 2004, a banda grava o disco Inferno e segue em turné pelo Reino Unido em parceria com os Sepultura. Um ano depois, os Motörhead ganham o Grammy na categoria Melhor Performance de Metal. 

Nos anos seguintes os Motörhead gravam mais três discos: Kiss of Death (2006), Better Motörhead Than Dead: Live at Hammersmith (2007) e Motörizer (2008). 

A banda esteve presente no Rock in Rio, Lisboa a 30 de Maio de 2010. 

 Como prometido aos fãs, em 2010 voltaram aos estúdios e gravaram mais um álbum: The Wörld Is Yours. 

Ace of Spades 

O álbum que saiu em outubro de 1980, é considerado por muitos como o ápice, o melhor momento registado pelos Motörhead, o álbum que captou a banda no seu auge. Com esse álbum a banda ganhava pela primeira vez notoriedade, aparecendo na capa do LP, no lugar da rotineira ilustração, facto que iria repetir-se somente em 1996 com o Overnight Sensation. Ace of Spades, foi gravado com o produtor mais requisitado da época, Vic Maile. Com todo o sucesso, o disco tornou-se um dos maiores clássicos na história do Heavy Metal, fazendo dos Motörhead um grande nome na cena metálica. 

Curiosidades 

James Hetfield, líder da banda norte-americana Metallica, disse numa entrevista, que a sua principal inspiração quando formou os Metallica, foram os Motörhead. 
Em 2000 a música Ace of Spades foi incluída na banda sonora do jogo Tony Hawk's Pro Skater 3. 

Lemmy já amputou alguns dedos de um dos pés, por sofrer de diabetes e parece não estar muito preocupado em controlar a doença. 

Lemmy ainda vive no mesmo apartamento, que alugou em 1991. Segundo ele, por ser pequeno e localizar-se próximo do "The Roxy" (clube famoso em Los Angeles por revelar grandes bandas). 

As Músicas The Game e The King Of Kings são usadas por Triple H na WWE. 

Formação atual

Lemmy Kilmister - Vocal & Baixo (1975 até agora)
Phil Campbell - Guitarra (1984 até agora)
Mikkey Dee - Bateria (1992 até agora) 

Membros Anteriores

Larry Wallace - Guitarra (1975-1976), "Fast" Eddie Clarke - Guitarra (1976-1982), Brian "Robbo" Robertson - Guitarra (1982-1984), Michael "Würzel" Burston - Guitarra (1984-1995), Lucas Fox - Bateria (1975), Phil "Philthy Animal" Taylor - Bateria (1975-1984, 1987-1992), Pete Gill - Bateria (1984-1987), Tommy Aldridge - Bateria (sessão em 1992).


Maiores Informações Em:


Motorhead


Nenhum comentário: