-->

25/08/2011

Ivete Sangalo - Rock In Rio 4 - 30/09/2011


Podemos resumir os 15 anos de carreira da cantora baiana Ivete Sangalo, como uma trajetória de muitas conquistas, prêmios e sucesso, que tomou conta do Brasil e se alastra pelo mundo. Considerada a cantora mais popular do país na atualidade, a líder de vendas na indústria fonográfica nacional deu os seus primeiros passos como a maioria dos artistas: cantando em barzinhos na noite.

Natural de Juazeiro, cidade no norte da Bahia, Ivete Maria Dias de Sangalo nascida a 27 de maio de 1972, ganhou intimidade com a música dentro de casa, já que seu pai, Alsus Almeida de Sangalo trabalhava como vendedor de jóias e nas horas vagas tocava violão e dona Maria Ivete Dias de Sangalo cantava nos saraus familiares disseminaram entre seus seis filhos Mônica, Ricardo, Jesus, Cynthia, Marcos e Ivete o gosto pela boa música desde cedo.

Quando começou a cantar em bares na sua cidade-natal, Ivete tinha apenas 18 anos e em pouco tempo passou a se apresentar também em cidades nas redondezas e no estado vizinho, Pernambuco. Ivete ainda em Juazeiro estudou no colégio Maria Auxiliadora e depois em Salvador no Colégio Drumond onde fez vestibular para secretariado chegando há cursar um ano e meio antes de se tornar cantora profissional.

A musa antes de se dedicar totalmente a carreira de cantora, trabalhou como modelo, vendedora de loja no Shopping Iguatemi Salvador, dava banca de matemática a crianças, entregava quentinhas, pois sua mãe D. Maria Ivete excelente cozinheira junto com Jesus montaram uma cozinha industrial para ajudar nas despesas da família. Até que em 1992, a carreira dela deu seu primeiro grande salto: foi uma das atrações da micareta de Morro de Chapéu, na Bahia e lá conheceu o produtor Jonga Cunha, fundador da banda Eva, que a convidou para assumir os vocais da banda de axé music baiana. Estava iniciado o reinado de Ivete no Eva, que durou de 1993 a 1999, período no qual foram lançados seis álbuns com vendas de mais de 4 milhões de cópias.

Em 1999, Ivete parte para o sonho da carreira solo, iniciando o marco oficial da nova fase ela gravou as 14 faixas do CD solo e em 2000, emplacou o segundo disco, Beat Beleza, começando a turnê nacional por Salvador. A partir daí, o sucesso dela progrediu de forma meteórica: seus hits passaram a ser cantados por todo o Brasil e os discos de ouro, entre outras láureas, começaram a surgir. E o mais importante é que a explosão nacional de Ivete Sangalo ajudou a projetar no país a própria música baiana.

Em 2001 o seu terceiro CD solo foi lançado. Querida tanto pelo grande público como pelo meio artístico, Ivete se tornou uma das personalidades mais carismáticas do Brasil, graças à sua personalidade forte e humor característicos. A sua relação com os fãs ganhou fama pela proximidade que faz questão de manter com os seus principais fãs-clubes e tietes de carteirinha espalhados pelo país.

Em 2003, o quarto CD solo Clube Carnavalesco Inocentes em Progresso saiu do forno e com esta nova turnê, Ivete bateu recorde de público em show no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, reunindo 200 mil pessoas. O destaque do disco, Sorte Grande, recebeu o troféu de melhor música de 2004 pelo programa Domingão do Faustão, que também consagrou Ivete como a melhor intérprete daquele ano. Outro marco importante desta fase foi o contrato de quatro anos assinado com a Nova Schin. Desde 2004, Ivete é a garota-propaganda oficial da cerveja, estrelando todas as campanhas nacionais da marca.

Também neste ano ela recebeu o Título de Cidadã de Salvador e no especial de Natal da Rede Globo, foi à convidada de honra do cantor Roberto Carlos. Em março de 2005, seu primeiro DVD ao vivo chegou às lojas: o CD/DVD MTV ao vivo Ivete Sangalo, gravado no Estádio da Fonte Nova, em Salvador. O formato DVD vendeu mais de 700 mil unidades, tendo conquistado o título de DVD mais vendido do mundo entre os artistas da gravadora Universal no ano de 2005.

A produção em estúdio continuou com As Supernovas, em 2006, que despontou com a música Abalou. Este CD teve uma pré-venda histórica de 650 mil copias, sendo 200 mil comercializadas pela Universal e 450 mil pela Avon. No final de 2006, Ivete encarou a sua segunda e mais audaciosa produção ao vivo, gravando o CD/DVD Multishow ao Vivo, Ivete no Maracanã, com a presença de 60 mil pessoas no maior estádio brasileiro, o Maracanã, no Rio de Janeiro. Ivete foi a primeira artista nacional a levar um público desse número ao emblemático estádio. Num recorde incrível, a versão CD vendeu mais de 120 mil cópias num único dia, entrando direto no primeiro lugar do Top Brasil.

Já o DVD, no mesmo dia em que chegou às prateleiras, em março de 2007, conquistou a platina. Assim como os números de vendas, os recordes de público também continuaram a se superar. A coleção de prêmios de Ivete alcançou o seu auge em 2007. No prêmio Multishow 2007 a artista levou para casa os troféus de melhor CD e show. Seu recente CD/DVD Multishow ao Vivo no Maracanã, novamente, foi o mais vendido no Brasil em 2007, de acordo com a ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Discos), e também foi o DVD top da gravadora Universal em todo o mundo, ultrapassando a marca das 700 mil unidades. Esse mesmo trabalho rendeu à cantora a indicação pela quinta vez consecutiva ao Grammy Latino em três categorias: Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro, Melhor Canção Brasileira (Berimbau Metalizado) e Melhor Vídeo musical versão longa.

Pelo programa Domingão do Faustão, da Globo, Ivete foi considerada pela quinta vez a melhor cantora do ano. Do Sistema Globo de Rádio levou três prêmios: Melhor show, Melhor parceria e Melhor Fã Clube. E foi eleita Personalidade do Ano pela Revista IstoÉ Gente, além de entrar no rol das 40 mulheres mais influentes do Brasil. A cantora ainda subiu ao palco, em média, 12 vezes por mês, deu pelo menos 430 entrevistas e foi capa de 23 revistas em 2007.

Carnaval - O glamour dos carnavais do passado foi à temática escolhida por Ivete para o Carnaval 2008, subindo ao trio elétrico com figurinos luxuosos, inspirados nas dançarinas de cassino e nos antigos bailes carnavalescos, que, mais do que nunca, valorizaram a sua excelente forma física.

O seu vozeirão continuou a empolgar os milhares de foliões dos blocos Cerveja & Cia e Coruja nos seis dias de festa e foi assim, glamurosa e vitoriosa, que ela recebeu várias homenagens nas ruas de Salvador e a Universal aproveitou o primeiro dia de desfile no Campo Grande para dar a Ivete o troféu de Platina sêxtuplo, o que traduzindo em miúdos, significa 600 mil DVDs vendidos.

Outra surpresa foi o prêmio inédito concedido pela operadora Vivo: o Disco de Ouro Digital, o primeiro conquistado por uma artista na América Latina. O novo troféu da coleção de Ivete simbolizou os mais de 50 mil downloads do hit Berimbau Metalizado, feitos pelos clientes da Vivo. Recebeu pela quarta vez o prêmio de melhor cantora do carnaval de Salvador pelo Troféu Dodô E Osmar, a medalha Pedro Ernesto, o título de Cidadã Carioca no dia 05 de maio de 2008 na Câmara Municipal dos Vereadores do Rio Janeiro, os Prêmios Tim de Musica 2008 como Melhor Cantora pelo voto popular e Melhor cantora regional, o Prêmio Multishow 2008 nas categorias Melhor Cantora e Melhor DVD, o Prêmio do canal infantil Nickelodean de Melhor cantora de 2008.

Em outubro deste ano lançou o projeto infantil A Casa Amarela, junto com o cantor Saulo Fernandes.O Cd reúne 11 canções inéditas compostas pelos artistas e conta ainda a participação de Xuxa. O disco inteiro tem referências da infância dos dois e já é disco de ouro com mais de 50 mil copias vendidas.

Para 2009 Ivete tem finalizado o CD e DVD Pode Entrar, gravado ao vivo entre setembro e outubro de 2008 em casa no seu estúdio particular com participações de Maria Betânia, Carlinhos Brown, Marcelo Camelo, Mônica Sangalo, Lulu Santos, Aviões do Forró e Saulo Fernandes.

Por Gabriele Galvão



Maiores Informações Em:





Nenhum comentário: